Frete Grátis p/todo o Brasil 🚚

Obtendo as 7 (sete) cores iniciais, essas podem ser consideradas como cores de base. A partir daí, você pode gerar novas cores combinando-as entre si. Através disso, há “intervalos” podem referir-se aos gradientes ou combinações entre essas cores. Por exemplo, ao misturar duas cores adjacentes de seu conjunto de 7 (sete) cores, você pode criar novas cores intermediárias. Se você fizer isso em vários níveis de intensidade ou proporções, pode gerar um número substancial de novas cores.

Ao combinar essas 7 (sete) cores de diferentes maneiras, especialmente através de mistura em proporções variadas, é possível criar 12 (doze) novas cores. Esse processo pode incluir tanto mistura aditiva quanto subtrativa, dependendo do contexto (luz ou pigmento).

Um exemplo prático, se você misturar azul e verde, você pode criar um ciano. Repetindo isso entre todas as 7 (sete) cores, pode gerar novas tonalidades e possivelmente 12 (doze) novas cores, dependendo das combinações realizadas.

Newton explicou a separação das cores da luz

Newton dispunha apenas de alguns prismas, lentes e da luz do sol. Fazendo um pequeno furo em uma cortina obteve um feixe estreito de luz que fez incidir sobre o prisma. A luz, depois de passar pelo prisma, projetava sobre a parede oposta uma mancha alongada, com as cores distribuídas do vermelho ao violeta.

isac-newtown

O que o prisma faz é, simplesmente, separar essas componentes.  A componente violeta é a mais desviada e a vermelha, a menos desviada. As outras têm desvios intermediários. Sendo que são as 7 (sete) cores que formam a luz do sol e o arco-íris.

Círculo cromático

A partir dessa observação surge o círculo cromático. Ele contém doze diferentes cores, que ajudam a visualizar quais são as cores primárias, as secundárias e as terciárias que formam o espectro visível.

Branco e o preto: presença e ausência de luz

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. O branco é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores.

Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares.

Harmonia monocromática

Na harmonia monocromática é escolhida uma cor inicial, que deverá ser trabalhada com suas variações de tonalidade, resultantes de diferenças entre saturação e quantidade de luz e sombra, por exemplo.

É a harmonia mais simples e convém ser escolhida quando o contraste entre as cores não é um ponto fundamental para o trabalho, já que as combinações obtidas são caracterizadas pela simplicidade e pelo equilíbrio entre as tonalidades.

Harmonia análoga

A harmonia análoga é trabalhada a partir da escolha de uma cor primária (vermelho, azul e amarelo) utilizada em conjunto com cores próximas da roda das cores.

A cor primária escolhida é a cor principal, enquanto as cores seguintes têm a função de garantir mais harmonia ao conjunto de cores, podendo ser utilizadas em detalhes ou complementos. A harmonia análoga confere um pouco mais de contraste entre as cores, permitindo mais diversidade de combinações, em comparação à harmonia monocromática.

Harmonia complementar

Nesse tipo de harmonia são usadas duas cores complementares (combinação de cores com mais contraste), localizadas em pontos opostos na roda.

Assim como acontece nos outros tipos de harmonia, é preciso definir inicialmente uma cor predominante, que será usada juntamente com a cor complementar. O uso desse tipo de harmonia é indicado quando o objetivo é ressaltar um contraste de cores de maneira mais evidente.

Harmonia triádica

Na harmonia triádica são utilizadas três cores diferentes, escolhidas de maneira equidistante na roda das cores. Esse tipo de harmonia é indicado quando o contraste entre as cores é um ponto importante para o trabalho, já que os resultados possuem equilíbrio entre o contraste das cores e a harmonia do conjunto.

Assim como acontece nas demais harmonias, é interessante que uma das cores seja escolhida como principal, devendo-se utilizar as outras duas para efeitos secundários.

Leave A Comment

All fields marked with an asterisk (*) are required

Se você teve simpatia pelo projeto e quer vê-lo em expansão, ajude enviando qualquer valor na chave Pix abaixo. Sua doação fará toda diferença. Um forte abraço

coerenciavivaoficial@gmail.com

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner